Encontro de gerações de pedólogos: parceiros de longa data

Fonte Diego Silva Siqueira

Link

O solo, popularmente chamado de terra, é vital para vida, como o ar e a água. O profissional que se dedica a entender e estudar esse recurso é o pedólogo.

Um dos primeiros pedólogos do mundo nasceu a quase 120 anos atrás na Rússia, o Sr. Dokuchaev.  Desde então as próximas gerações de pedólogos evoluíram os conceitos, inovando, criando, superando e ousando para disseminar e popularizar a importância da "terra".

No Brasil, o pesquisador que formou várias gerações de pedólogos é Dr. Igo Fernando Lepsch, ganhador do Prêmio Antônio Carlos Moniz de Ciência do Solo (clique no link e saiba mais sobre a historia e contribuição de Lepsch para Ciência do Solo Brasileira).

José Marques Júnior, foi orientado de doutorado de Lepsch na década de 1980 na USP, onde fez a disciplina de Relação Solo-Paisagem com Ricardo Coelho, último pedólogo ativo do Instituto Agronômico de Campinas (Clique no link e saiba mais sobre a importância do IAC para Ciência do Solo brasileira e paulista https://goo.gl/FmVdbJ ). Diego Silva Siqueira foi orientado de José Marques e é neto científico de Lepsch.

Essas três gerações de pedólogos participam da equipe multidisciplinar para mapear parte do estado de São Paulo integrando protocolos clássicos e modernos no mapeamento de solos tropicais.

 

Fonte : Diego Silva Siqueira