Artigos

Alterações temporais a curto prazo das perdas de carbono do solo após o preparo do solo descrito por um modo de decaimento de primeira ordem

Autor: Newton La Scala Jr., Afonso Lopes, K. Spokas, D. Bolonhezi, D. W. Archer, D. C. Reicosky

Palavras-chave: Respiração do solo; Lavoura do solo; Semeadura direta; Matéria orgânica do solo; Decadência de carbono labial; Fluxo de CO2.

Resumo

O cultivo de solo estimula as perdas de carbono do solo (C), aumentando a aeração, alterando a temperatura e as condições de umidade e, assim, favorecendo a decomposição microbiana. Além disso, a ruptura do agregado do solo por meio do solo expõe uma vez que a matéria orgânica protegida é decomposta. Proponemos um modelo para explicar a emissão de dióxido de carbono (CO2) após o preparo do solo, em função da emissão de plantio direto, além de uma correção devido ao distúrbio do preparo do solo. O modelo pressupõe que C na matéria orgânica facilmente decomposável segue a equação de cinética de reação de primeira ordem como: dCsail (t) / dt = _kCsoil (t) e que a emissão de C-CO2 do solo é proporcional à taxa de decaimento de C no solo, onde o solo do solo ) é o solo lábil disponível C (g m_2) a qualquer momento (t). As emissões são modeladas em termos da condição do solo e a relação é derivada entre os fluxos de plantio direto (FNT) e cultivado (FT), que é: FT ¼ a1FNT e_a2t, onde t é tempo após o preparo do solo. Os fluxos previsíveis e observados apresentaram boa concordância com base no coeficiente de determinação (R2), índice de concordância e eficiência do modelo, com R2 tão alto quanto 0,97. Os dois parâmetros incluídos no modelo estão relacionados à diferença entre a constante de decaimento (fator k) das parcelas cultivadas e não cultivadas (a2) e também a quantidade de carbono lábil adicionado à matéria orgânica do solo prontamente decomposável devido à lavoura para 1). Estes dois parâmetros foram estimados no modelo variando de 1,27 e 2,60 (a1) e _1,52 _ 10_2 e 2,2_10_2 dia_1 (a2). A vantagem é que a variabilidade temporal das emissões induzidas pelo plantio pode ser descrita por uma única função analítica que inclui a emissão de plantio direto, além de um termo exponencial modulado pelo cultivo e parâmetros ambientalmente dependentes. 2008 Elsevier B.V.