Artigos

As principais fontes de perda de carbono durante o período de estabelecimento da cultura em um latossolo subtropical sob sistemas de preparo contrastante.

Autor: Luciano Z. Pes, Telmo J.C. Amado, Newton La Scala Jr., Cimélio Bayer, Jackson E. Fiorin

Palavras-chave: Estabilização do solo-carbono, plantio direto, ruptura agregada, aquecimento global, resíduo de colheita de carbono.

Link

Resumo

As perdas de CO 2 -C sob CT foram equivalentes a 65% da entrada de terra C acima das culturas de cobertura de inverno, enquanto que esse valor diminui d para 35% no NT. A modelagem exponencial -decay dos dados para a primeira semana mostrou que aproximadamente 20% das perdas de CO 2-C sob CT foram relacionadas à exposição de solo residente mineralizável C devido por operações de preparo do solo. A análise mostrou que esse valor subiu apenas 2% para o período de três semanas. As emissões de CO 2-C exibiram uma relação linear positiva com a temperatura do solo e a porosidade do solo com água-limiar sob NT, mas uma relação semelhante foi encontrada apenas com a temperatura do solo sob TC. Para este Oxisol durante o período de estabelecimento de colheita, a interrupção física agregada induzida pela TC a longo prazo desempenhou um papel secundário nas perdas de CO2-C em relação à recém-colheita recente - contribuição de C das operações de preparo do solo.