Solo: um ponto de intersecção entre as grandes esferas formadoras do sistema

Fonte https://www.fao.org/global-soil-partnership/en/

Link

Existem quatro grandes esferas formadoras do ecossistema: atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera. Entre a intersecção destas esferas existe a pedosfera, ou o solo.
Cada um dos biomas brasileiros tem maior expressão de uma destas esferas. A Amazônia e Mata Atlântica, tem maior expressão da biosfera. São biomas que tem uma alta biodiversidade natural. O Pantanal, é um bioma rico em água, com grande expressão da hidrosfera. A Caatinga, um bioma conhecido por solo pedregosos, exposição de rochas em superfície. Ou seja, ali a litosfera tem maior expressão. E o Cerrado por se localizar na porção central do país tem uma grande área plana, de maior altitude, onde a atmosfera é mais expressiva. 
O Solo é formado por ar (atmosfera); matéria orgânica (biosfera); minerais (litosfera) e água da (hidrosfera).  Ou seja, um ponto em comum entre todo o ambiente. E todas suas propriedades químicas, aqui envolvendo a fertilidade, físicas e biológicas serão ditadas pelas esferas ecossistemas e a expressão destas em cada grande bioma. Solos da Amazonia, por exemplo terão características mais específicas, do bioma e da esfera que o representa. O mesmo acontece para solos dos outros biomas. 
O profissional que conhece o solo, deve necessariamente conhecer toda a dinâmica ecossistema, as esferas e os biomas. Só assim ele terá a capacidade de entender todas as funções ecossistêmicas do solo. Usar a integração das esferas (biosfera + litosfera +atmosfera +hidrosfera = pedosfera) é trabalhar visando a sustentabilidade do meio e segurança alimentar. E a FAO a partir da Global Soil Partnership (Parceria Global do Solo) vem apresentando toda essa dinâmica e a importância do solo, para produção de alimentos. 
Para conhecer mais sobre a iniciativa da Global Soil Partnership, e trabalhos sobre as diferentes funções ecossistêmicas do solo, acesse: https://www.fao.org/global-soil-partnership/en/

Fonte : https://www.fao.org/global-soil-partnership/en/