TCC, Dissertações e Teses

Forma do relevo e variabilidade espacial de atributos químicos e mineralógicos de um argissolo cultivado com cana-de-açúcar

Autor: Diogo Mazza Barbieri

Palavras-chave: agricultura de precisão; adsorção de fósforo; gibsita

Link

Resumo

A agricultura de precisão implica a análise da variabilidade espacial dos fatores de produção e a aplicação dos insumos de forma localizada e em doses precisas.O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência do relevo na variabilidade espacial dos atributos químicos e mineralógicos para aplicação de insumos em taxa variável.Duas parcelas de um hectare foram delimitadas em área côncava e convexa. Foram retiradas 121 amostras em cada área. Os teores de P disponível apresentaram-se diferenciados nas duas áreas estudadas, sendo que os menores valores médios de P se encontram na área convexa na qual estão presentes os maiores teores de gibsita.A formação dos minerais da fração argila é condicionada pelas variações do relevo, sendo que a área convexa apresentou ambiente mais favorável à formação da gibsita do que a área côncava, demonstrando que o relevo pode ser utilizado para a definição de limites de área mais homogênea. A gibsita foi o fator determinante para a maior capacidade de adsorção máxima de P e a menor disponibilidade de fósforo na área convexa. O uso da técnica de geoestatística possibilitou a precisa descrição das propriedades do solo.

Artigos Relacionados

Hillslope curvature, clay mineralogy, and phosphorus adsorption in an Alfisol cultivated with sugarcane. / Curvaturas de relevo, mineralogia da argila e adsorção de fósforo em Argissolo cultivado com cana-de-açúcar.