A importância da pedometria: ciência e tecnologia

Fonte Diego Siqueira

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O ar, água e o solo, são recursos naturais essenciais para manutenção da vida no planeta. Porém, muitas vezes o solo, popularmente chamado de “terra”, aparece como coadjuvante. Coordenador de ciclos biogeoquímicos e com reflexo nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS-ONU) como segurança alimentar, biodiversidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável dentre outros, o solo impacta diretamente em nossas vidas.

A ONU-FAO estima que sejam investidos cerca de US$70 (setenta dólares) por ano para cada habitante do planeta para corrigir problemas com a perda de solo por erosão. Resultados de pesquisa estimam que nas últimas décadas cerca de 10% da emissão total de gases do efeito estufa no Brasil são provenientes de solos agrícolas. É nesse contexto de planejamento estratégico de uso e ocupação do solo que surge a Pedometria.

Transdisciplinar, a pedometria interage com disciplinas clássicas da ciência do solo como gênese, levantamento e mapeamento de solos, disciplinas das ciências exatas como estatísticas, além de geotecnologias, conectando conceitos e gerando novos pontos de vista e abordagens. A pedometria pode ser utilizada por diferentes públicos, desde produtores, empresários, Startups, coordenadores, pesquisadores e gestores públicos. Ajudando na identificação, mapeamento e representação matemática das potencialidades e vulnerabilidades do solo em diferentes locais, a pedometria gera informações úteis para diferentes aplicações, desde a geomedicina até a governança de solos e agricultura 4.0 (saiba mais sobre a Pedometria lendo edição especial do Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - Boletim SBCS Pedometria v43, n3, 2017 < https://bit.ly/2vmhAEd > ).

Na FCAV a Disciplina de “Pedometria: Gênese Quantitativa” é oferecida regularmente no Programa de Pós-graduação (PPG) em Agronomia (Ciência do Solo) desde 2016 sob responsabilidade dos professores Diego Siqueira, José Marques Júnior e Gener Pereira. Os professores são integrantes do Grupo de Pesquisa CSME (Caracterização do Solo para fins de Manejo Específico) que atua em diferentes frentes, inclusive pedometria (Clique aqui e conheça a história do Grupo CSME). A disciplina é conduzida de forma dinâmica e utiliza métodos de ensino-aprendizagem como modelos blended, metodologias ativas (ex.: PBL - Problem Based Learning e TBL - Team Based Learning), tecnologias digitais e aula invertida. Além disso, conecta-se com outras disciplinas do Programa de Pós-graduação como Geoestatística, Mineralogia, Relação Solo-Paisagem e Modelagem, proporcionando aos inscritos uma formação continuada, visão crítica e moderna, com a amplitude de múltiplos cenários. 

Ao longo da disciplina de Pedometria no PPG Ciência do Solo, os inscritos tem contato com diversas metodologias adaptadas aos solos tropicais, textos e vídeos complementares além de desafios, como mapeamento do Campus e elaboração de vídeos didáticos para popularização da ciência e tecnologia utilizando pedometria. No desafio de mapeamento, a meta é gerar mapas de atributos dos solos da FCAV (ex.: teor de argila, mineralogia, risco de erosão, potencial de sorção de herbicidas pré-emergentes, dentre outros). Os mapas podem ser baixados gratuitamente por diferentes pessoas e utilizados para diferentes finalidades desde a instalação de experimentos na unidade experimental da FCAV (ex.: TCCs, Dissertações ou Teses) ou no planejamento de atividades da FEPE (Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão) Os mapas estão disponibilizados no formato para Google Earth facilitando a interação e a utilização por diferentes usuários neste novo cenário da transformação digital.

Baseado na aprendizagem colaborativa e continuada, a ideia é que os mapas e bancos de dados possam ser utilizados em outras disciplinas correlatas, agregando e somando informações no banco de dados original. Novos mapas serão disponibilizados ao decorrer dos anos e na medida em que jovens gestores e cientistas se aventurarem na pedometria. Além, disso os mapas e informações podem ser utilizados no planejamento das ações da FEPE, especialmente na área de experimentos de campo com aproximadamente 13% da área total do Campus. Até inicio de maio de 2018 existiam cadastrados na biblioteca virtual da FAPESP cerca de 110 mil projetos de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desse total cerca de 14 mil são na área de Ciências Agrárias (13%). Do total de bolsas em Ciências Agrárias, aproximadamente 2,2 mil tem como unidade sede a FCAV, 1 a cada 6 projetos aprovados pela FAPESP em Ciências Agrárias é da FCAV. No catálogo de teses e dissertações da CAPES existem cadastradas até março de 2018 cerca de 987 mil trabalhos, sendo 7% em Ciências Agrárias (73 mil dissertações e teses). A FCAV contribui com cerca de 5% do total geral de dissertações e teses em Ciências Agrárias cadastradas no catálogo da CAPES, 1 a cada 24 dissertação ou tese brasileira em Ciências Agrárias é de um mestre ou doutor da FCAV.

Para utilizar os mapas no Google Earth basta fazer download gratuito no link:

http://www.csme.com.br/downloads

 

Fonte : Diego Siqueira