TCC, Dissertações e Teses

Relação solo-paisagem-erosão e variabilidade espacial de latossolos em áreas sob cultivo de cana-de-açúcar no município de Jaboticabal (SP)

Autor: Cleber Kouri de Souza

Palavras-chave: forma de paisagem; relação solo-paisagem; potencial natural de erosão; erodibilidade.

Resumo

Com o objetivo de relacionar solo-paisagem-erosão e variabilidade espacial de latossolos em áreas sob cultivo de cana-de-açúcar, quantificou-se os atributos granulométricos, químicos e mineralógicos, e estimou-se o processo de erosão em uma vertente sob duas pedoformas (côncava e linear). Numa área de 93 ha sob cultivo de cana-de-açúcar (80 anos de cultivo) no município de Jaboticabal (SP). Foram coletadas amostras de solo numa profundidade de 0,00-0,20m e 0,60-0,80m em uma malha regular de 50x50m ao longo de sete transeções. O solo predominante da área foi classificado como latossolo vermelho eutroférrico. Calculou-se a estatística descritiva, e a dependência espacial entre as amostras foi modelada por meio da geoestatística, utilizando-se semivariogramas. Mapas de krigagem foram obtidos para atributos granulométricos, químicos e da erosão. Segundo os conceitos pedogenéticos, os solos da pedoforma côncava apresentam-se mais evoluídos (maiores teores de gibbsita e menores de caulinita), quando comparada à pedoforma linear, indicando ser a forma (côncava) que apresenta maior homogeneidade. Porém, através da análise da dependência espacial, observou-se que os solos da pedoforma côncava apresentaram maior variabilidade espacial para a maioria dos atributos do solo e também da erosão, sendo essa forma de paisagem (côncava) classificada neste estudo como erosional. Assim sendo, as formas de paisagem, juntamente com a erosão, influenciam na variabilidade espacial dos atributos do solo. A pedoforma côncava é considerada mais rejuvenescida, apesar dos solos serem mais intemperizados, e a erosão, nessa forma de paisagem, ocorre de maneira diferenciada, ocasionando maior variabilidade.

Artigos Relacionados

Influência do relevo e erosão na variabilidade espacial de um latossolo em Jaboticabal (SP). / Influence of the relief and erosion in the space variability of an Oxissol in Jaboticabal, state of São Paulo, Brazil.